Praias de Portugal: conheça as melhores praias por todo o país

Se for visitar Portugal entre os meses de março e agosto, as praias do país são uma visitação obrigatória.

Portugal é bastante conhecido na Europa por suas praias exuberantes, por isso, anos após ano, o país recebe prêmios por abrigar as melhores praias do mundo. Com tantas opções de praias maravilhosas fica difícil escolher qual visitar, por isso, separamos uma lista com as 12 melhores praias de Portugal espalhadas por todo o país.

Se você está pensando em ir para Portugal no verão e deseja conhecer as praias mais paradisíacas que verá na vida, então você precisa ir para o Algarve. Em nossa lista você verá que a maior parte das praias mais bem avaliadas estão localizadas nesta região, sendo que na parte Sul estão localizadas as praias mais frequentadas, mas você poderá ainda encontrar praias intocadas e escondidas dos turistas.

Conheça as melhores praias para visitar em Portugal

1 – Praia de Odeceixe

Uma das praias mais lindas de Portugal é a do Odeceixe

Praia de Odeceixe. (Foto: Tenrousei).

Localizada na Costa Vicentina, a Praia de Odeceixe pertence ao concelho de Aljezur, sendo a mais setentrional das praias do Algarve. O acesso é fácil, podendo ser feito de carro ou de trem (comboio) sendo a passagem por volta de 1 euro.

Para quem vai com crianças há um lado com rio, sem ondas, enquanto o outro lado, do oceano, tem ondas movimentadas. Na época de maré baixa é possível ver lagoas formadas nos areal, foi considerada uma das sete maravilhas de Portugal em 2015.

2 – Praia da Cordoama

Praia de Cordoama. (Foto: Sacadura)

Localizada na costa ocidental do Algarve, a Praia da Cordama é uma das melhores praias de Portugal de acordo com avaliação dos usuários do site TripAdvisor. Fica afastada das praias mais famosas e mais movimentadas do sul Algarve, por isso mesmo é muito limpa e bastante frequentada por surfistas, uma vez que tem bastante ondas. O acesso é fácil, realizado pela Vila do Bispo em uma estrada construída recentemente. Existem restaurantes à entrada e serviços de apoio à turistas.

3 – Praia da ursa

Praia da Ursa. (Foto: Foto: Ana-D).

A praia da ursa se parece com um local intocado, fica localizada no concelho de Sintra, próxima do Cabo da Rocha. Formada com rochedos pontiagudos, pequenas grutas e rochas espalhadas pela areia, a paisagem selvagem é de tirar o  fôlego e vale a pena conhecer.

O acesso por trilha é difícil, por ser uma descida íngreme, caminhando por cerca de meia hora, entre pedras soltas e pouca segurança, não é indicado para quem não tiver muito preparo físico. A subida também é difícil e cansativa, por isso o mais indicado é ir com roupas apropriadas. A praia não oferece nenhuma infraestrutura, por isso os turistas precisam se preparar para a visita, mas sua beleza natural compensa o esforço.

4 – Praia São Rafael

Praia de São Rafael. (Foto: Ana-D).

Considerada uma das melhores praias da Albufeira, na região do Algarve, possui um miradouro com uma vista incrível da praia que é pequenina, mas muito bonita. A área reservada para o banhos fica localizada numa pequena prainha entre as rochas.

Por seu tamanho reduzido, o estacionamento é limitado. As ondas são baixas e o local é indicado para mergulho, possuindo uma vida marinha exuberante. Por ter muitas rochas submersas é preciso cuidado ao nadar, não sendo muito indicado para crianças.

5 – Praia da Nazaré

Praia de Nazaré (Foto: Craig Brown).

Nazaré é uma pequena vila de pescadores, com aproximadamente 10 mil habitantes. Uma ótima opção para quem está em Lisboa. A cidade é conhecida no mundo todo por ter sido palco do Recorde Mundial de maior onda do mundo já surfada, que media 24,38 metros, feito realizado pelo brasileiro Rodrigo Koxa.

Outro recorde também foi conquistado na cidade, pela brasileira Maya Gabeira que entrou para o Guiness como a mulher a surfar a maior onda do mundo de 20,7 metro. As ondas grandes são provocadas por uma falha geológica na área chamada de Canhão de Nazaré, que pode ser vista do Farol de Nazaré a uma vista de 150 metros acima do mar.

A praia em que as maiores ondas foram surfadas é a Praia do Norte, uma das mais extensas de Nazaré e cercada por dunas, bosques e pinheiros, o que é lhe confere uma beleza particular. Além disso a praia é cerca de diferentes restaurantes de frutos do mar e se destaca pela presença das mulheres peixeiras, com seus trajes típicos.

6 – Praia da Marinha

Praia da Marinha (Foto: Abel Maestro Garcia).

Não tem como passar pela praia da Marinha sem se impressionar. Considerada uma das mais belas praias do mundo, entre na lista das melhores praias de Portugal por sua combinação de desenho geológico, suas águas claríssimas e o ventinho constante, que alivia nas altas temperatura.

Essa praia está localizada no região da Caramujeira, no Algarve. Os arcas das falésias são as formações mais famosas dessa praia. Há uma opção de trilha, dos 7 vales suspensos, que inicia-se na Praia da Marinha e tem 5,7 quilômetros até o Vale de Centeanes, próximo da Praia do Carvoeiro. Para quem gosta de vegetação e paisagens naturais essa é uma excelente dica.

7 – Praia do Camilo

Praia do Camilo (Foto: Divulgação).

Ainda no Algarve há também a Praia do Camilo, que fica localizada na Costa D’Oiro, chamada dessa maneira por conta da cor dourada de suas rochas.  A praia do Camilo é formada por duas praias, que são ligadas por um túnel artificial.

Rodeado de falésias, o mar é calmo e a praia pode ser considerada pequena, com um acesso relativamente fácil. Há uma escadaria de madeira, que conduz os turistas até a praia, com uma vista incrível. É possível ainda conhecer a Ponta da Piedade, uma formação rochosa cheia de grutas que podem ser visitadas em um passeio de barco.

A estrutura da praia conta com restaurante e estacionamento ao redor para maior comodidade dos turistas.

8 – Praia da Rocha

Praia da Rocha (Foto: Divulgação).

Ainda no Algarve, a praia da Rocha está localizada no concelho de  Portimão e possui mais de 1 quilómetro de extensão, estendendo-se desde a Foz do Rio até a Praia do Vau, contando ainda com elevadas temperaturas no verão e um tempo bastante ameno durante todo o ano.

Na praia há a Fortaleza de Santa Catarina, que foi construída no século XVII e pode ser visitado. A praia também é conhecida por receber anualmente o Mundialito de Futebol de Praia que se joga em um estádio construída para tal evento, com capacidade de 3000 pessoas.

A praia conta com uma boa estrutura para receber turistas, uma vez que recebe um número elevado de visitante todos os anos, por isso além de restaurantes, conta com toldos e banheiros públicos.

9 – Praia da Falésia

Praia da Falésia (Foto: Seyat).

Situada no concelho de Albufeira, também no Algarve, a Praia da Falésia tem esse nome por seu conjunto de falésia, acidente geográfico constituído por uma encosta íngreme ou vertical, com a particularidade de em certas regiões terem cores características.

Na Praia do Barranco das Belharucas as falésias assumem um tom avermelhado que se estende até Vilamoura, sendo esse o local mais recomendável para nado, uma vez que não possui rochas. A praia possui uma longa extensão, de mais de 5 quilômetros e possui um bosque de pinheiros em que se é possível realizar trilhas.

Na época de verão o mar atinge uma temperatura média de 22 ºC, sendo que ao longo do ano mantém-se pelos 14ºC. A Praia da Falésia foi considerada a melhor praia de Portugal vencendo os Prémios Travellers’ Choice do TripAdvisor, que distinguiram as dez melhores praias em Portugal, de acordo com as opiniões e avaliações de seus utilizadores.

10 – Praia de Galapinhos

Praia de Galapinhos (Foto: Divulgação).

A Praia de Galapinhos, está localizada no Parque Natural da Arrábia, em Setúbal, um distrito português que fica a cerca de meia hora de Lisboa. Considerada a melhor praia de Portugal, em prêmio atribuído pela European Best Destinations, não era tão conhecida até receber o título, por conta disso, sua infraestrutura não é das melhores, sendo destinada mais para contemplação da natureza.

A praia é formada por falésias, pequenas ilhas, serras e uma faixa de areia bem branquinha. Seu mar é tranquilo e ao redor há ainda outras praias paradisíacas. Seu acesso não é dos mais fáceis, sendo feito por trilha no meio de mato baixo, que partem no alto da estrada até alcançar a praia, mas a natureza exuberante faz valer a pena o esforço para chegar ao local.

11 – Praia do Carvoeiro

Praia do Carvoeiro (Foto: Divulgação).

Praia do Carvoeiro, no Algarve, é uma antiga vila piscatória com uma praia pequenina e muito bonita, ideal para quem tem crianças pequenas. Na época de verão costuma ficar bem cheia e pode ser difícil arranjar um espacinho na areia, por isso o mais indicado é ir mais cedo, para garantir lugar. Fica localizada a 15 minutos da Praia da Marinha, que nós já indicamos por aqui.

A Praia do Carvoeiro é cercada de restaurantes, além de cafés voltados para a praia. Há ainda uma discoteca no Carvoeiro localizado mesmo em um edifício na própria praia, com um terraço com vista para o mar. Pode-se ainda realizar passeios a barco, visitar o Algar Seco, uma formação rochosa natural, ou visitar a feira de artesanato regional com música ao vivo em Agosto. Próximo do Carvoeiro há também a Gruta de Benagil, localizada em uma vila piscatória que pode ser visitada.

12 – Praia da Fuseta

Praia da Fuseta (Foto: Divulgação).

Localizada no extremo norte da Ilha da Armona, a Praia da Fuseta está em Olhão, no Algarve e é considerada como uma das melhores praias de Portugal. Ladeada por um sistema lagunar em forma triangular, a Ria Formosa, é uma área protegida por ser ameaçada pelo turismo.

A tempestade de 2010 acabou por alterar a configuração do areal e, por isso, foi necessário abrir artificialmente uma nova barra de ilha, chamada de Barra Nova, constituindo um areal deserto e intocado, com piscinas naturais convidativas na baixa do mar. A praia pode ser acessada por barco, ou a pé via à Praia do Homem Nu (Ilha de Tavira) e conta com apoio de restaurantes, banheiros e balneários recreativos.

Essas são algumas das melhores praias de Portugal. Dicas preparadas para quem está planejando uma viagem para o país. Se você quer mais dicas sobre viajar para Portugal, então acompanhe nossa série, com dicas especiais preparadas para quem deseja morar, estudar, trabalhar, passear ou mesmo conhecer mais sobre a cultura e história deste País.

Comente